Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

SERRA  DO  SUPERAQUI

Um lugar cheio de vida, considerado pela ONU como um dos ecossistemas costeiros mais importantes do mundo. Hábitat de espécies ameaçadas de extinção e única casa do mico-leão-de-cara-preta. Casa também de uma comunidade de pescadores que leva uma vida simples, regida pela natureza. Longe da tecnologia, quem manda ali são as marés, os ventos e a lua.

Manifestações de ambientalistas conseguiram estimular a criação do Parque Nacional do Superagüi, em 1989, para proteger 21.400 hectares de um rico ecossistema costeiro repleto de vida.

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional do Superagüi localiza-se no litoral norte do Paraná, pertencendo ao município de Guaraqueçaba.
Para chegar até lá pegue um barco em Paranaguá até a Ilha do Superagüi. Outra opção é, a partir de Curitiba, seguir em direção a Antonina por 80km em estrada de terra até Guaraqueçaba. Esta fica separada da ilha por um braço de mar.
Endereço para contato: Rua Dr. Ramos Figueira, 3, Guaraqueçaba - PR
CEP 83390-000 tel: (41) 482-1262

CLIMA
O clima da região é tropical superúmido, sem estação seca. O parque pode ser visitado o ano inteiro, sendo que os meses de mais chuva são setembro e outubro.

ASPECTOS NATURAIS
O parque abrange as ilhas do Superagüi e das Peças. Sua paisagem é composta por Mata Atlântica, restingas, manguezais praias., que integram o Complexo Estuário Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, mais conhecido como Lagamar, um dos mais importantes ecossistemas costeiros do mundo.
Os manguezais estão representados pelo mangue-vermelho e pelo mangue-branco. Aí também crescem diversas orquídeas. Figueiras e maçarandubas são espécies que constituem a faixa de Mata Atlântica.
O mico-leão-de-cara-preta foi encontrado somente em Superagüi, tornando-se espécie importantíssima. Além dele, estão presentes mamíferos como a paca, a cutia, o veado e o porco-do-mato. Muitas aves marinhas povoam a região, juntamente com o tucano, o sabiá e o ameaçado papagaio-de-cara-roxa. Cobras peçonhentas como a jararaca e a coral também estão presentes.

ATRAÇÕES
Além de belas praias desertas ( a maior delas com 34km), manguezais e restinga, o parque oferece muitas atrações. Na Ilha dos Pinheiros, os raros papagaios-de-cara-roxa ou chauás se reúnem todos os dias no final da tarde. Centenas de peixes atraem muitas aves marinhas. Outros visitantes constantes daquelas águas são os golfinhos. Uma boa maneira de observá-los é contornando a ilha de caiaque, para quem gosta de aventuras.
Há no local, comunidade de pescadores que oferecem abrigo e deliciosas refeições à base de peixe, que podem ser saboreadas após caminhadas pelas trilhas do parque.

INFRA-ESTRUTURA
O Parque Nacional do Superagüi não possui infra-estrutura. A cidade mais próxima é Guaraqueçaba, com camping, hotel e restaurante de emergência. Existe a possibilidade de ficar hospedado em Antonina (96km) ou Paranaguá (144km).

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados