Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

SERRA  DO  CIPÓ

Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

Há 5 mil anos, povos primitivos passaram pela região e deixaram seus registros em forma de pinturas rupestres. Mas essa não é a única raridade da região. Animais ameaçados de extinção e
espécies raras de flores embelezam o cenário, marcado por interessantes formações rochosas. Os bandeirantes foram os primeiros colonizadores a desbravar as terras em busca de riquezas. Mas as riquezas presentes na Serra do Cipó não interessavam aos bandeirantes e, talvez, por isso a região tenha sido preservada.

O Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 1984 para proteger a fauna e flora da Serra do Cipó, as espécies endêmicas da região e, além de tudo, os importantes elementos históricos e culturais presentes dentro de seus 33.800 hectares.
Endereço para contato: Rodovia MG-010, km 100, Santana do Riacho - MG CEP 35847-000 tel: (31) 291-6588

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional da Serra do Cipó está localizado na área central de Minas Gerais, pertencendo aos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro e Nova União.
Para chegar até lá, a partir de Belo Horizonte, seguir pela MG-010 até o km 94 (ao lado da ponte sobre o Rio Cipó). Mais 3km de estrada de terra levam à entrada do parque.

CLIMA
O clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual de 21°C. De abril a novembro, período seco, é o melhor período para cruzar os rios, tomar banhos e praticar rapel. No restante do ano, chove mais, as cachoeiras ficam mais cheias e a vegetação, mais florida.

ASPECTOS NATURAIS
A Serra do Cipó faz parte da Cordilheira do Espinhaço e, juntamente com um braço da mesma, divide as águas das bacias dos rios São Francisco e Doce. A paisagem apresenta um conjunto de montanhas, rios, cachoeiras e campos e está dividida em duas grandes formações: a do Espinhaço, montanhosa e a da bacia do médio Rio Cipó, semimontanhosa, que corresponde à região dos vales. As chamadas rochas em dobramento, afiados obeliscos de granito, são marcantes na região.
A flora apresenta três conjuntos de vegetação: mata de galeria, campo cerrado e campo rupestre. Foram catalogadas mais de 1.600 espécies diferentes de flores na região, algumas únicas do lugar.
O parque protege algumas espécies de mamíferos em extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o cachorro-do-mato-vinagre. Uma espécie rara de anfíbio da região é a rã conhecida como perereca-de-pijama.

ATRAÇÕES
Uma das atrações do parque são as pinturas rupestres, datando de 5 mil anos, de povos primitivos que viveram na região. Há também vestígios da antiga estrada construída por escravos no século 18.
O relevo acidentado propiciou a formação de diversas cachoeiras, como a da Farofa, que possui três quedas em um desnível de 270m; a última delas possui 80m. As cachoeiras da Usina de Congonhas são bastante procuradas para a prática de rapel. No Cânion das Bandeirinhas localiza-se a Cachoeira das Braúnas, com 65m. Ao redor do parque, na Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, encontram-se as cachoeiras Véu da Noiva, de Baixo, Grande e dos Confins.
O Parque abre das 8h às 17h e os ingressos custam R$ 3. O limite de visitas é de 150 pessoas por dia.

INFRA-ESTRUTURA
O parque possui lanchonete, laboratório, áreas de camping, alojamento para pesquisadores e alug
uel de cavalos e bicicletas. Fora do parque, é possível encontrar hotéis e pousadas bem equipados em Serra do Cipó, distrito de Jaboticatubas.

Contatos
Tel.: (31) 3299-0700
Rodovia MG-010, km 100, Santana do Riacho - MG
CEP 35847-000

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados