Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

SERRA  DO  CAPARAÓ

Parque Nacional de Caparaó (ES/MG)

Durante muito tempo, acreditou-se que o Pico da Bandeira, com 2.890m de altitude, era o ponto
culminante do Brasil. Seu nome surgiu quando D. Pedro II visitou a região e determinou que fosse cravada uma bandeira do Império no ponto mais alto.do preservada. Hoje, sabe-se que o Pico da Bandeira é o terceiro ponto em altitude, mas sua magnitude continua a mesma dos velhos tempos imperiais.

O Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 1961 para proteger o Pico da Bandeira, terceiro ponto culminante do Brasil e as muitas nascentes e mata fluvial que o cercam,
distribuídos em 26.000 hectares.
Endereço para contato: Zona Rural de Caparaó, Alto Caparaó - MG CEP 36836-000 tel: (33) 343-1200

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional da Serra do Caparaó está localizado na divisa dos estados de Minas Gerais (no sudeste) e Espírito Santo (no sudoeste). Pertence aos municípios mineiros de Alto Caparaó e Espera Feliz e aos municípios
capixabas de Iúna, Alegre, Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço.
Para chegar até lá, a partir de Belo Horizonte (MG) ou Vitória (ES), seguir pela BR-262 e pela MG-111 até Manhumarim e Alto Jequitibá. Daí são mais 11km até Alto Caparaó, que fica a 4km da portaria do parque.

CLIMA
O clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual entre 19°C e 22°C. De maio a setembro chove menos, sendo o melhor período para caminhadas ao Pico da Bandeira.

ASPECTOS NATURAIS
A característica mais marcante na paisagem da região é o grande desnível do relevo: quase 3.000m em 250km. Entre os altos picos da Serra do Caparaó, o da Bandeira é o
culminante. O relevo acidentado deu origem a diversas cachoeiras e riachos.
A vegetação dividi-se em Mata Atlântica nas encostas e campos rupestres nas partes mais altas. Encontram-se espécies como samambaias, quaresmeiras, ipês, canelas, palmeiras e jequitibás, entre outras. A fauna é representada por quatis,
gambás, cachorros-do-mato, guaxinins, onças-pintadas e o ameaçado mono-carvoeiro, além de aves como a seriema, o gavião, a saracura, o jacu e o papagaio.

ATRAÇÕES
Para quem gosta de caminhadas, este parque é uma ótima opção. Da portaria ao Centro de Visitantes são 6km, passando pelo Vale Verde, a 1.200m de altitude, riachos e piscinas naturais. Estas últimas também são encontradas no Vale Encantado.
Belas vistas da região podem ser conseguidas nos mirantes como o do Tronqueira (1.970m) ou da Cachoeira Bonita, que é a maior do parque com 80m. Mas a nelhor vista é obtida do alto do Pico da Bandeira, ponto culminate da Serra do Caparaó (2.890m) e terceiro pico mais alto do Brasil. Para chegar até o topo é preciso percorrer a trilha de 9km, que dura cerca de 4 horas. Muitos optam por subir durante a noite para ver o espetáculo do amanhecer do alto.
O parque abre diariamente, das 6h30 às 22h e os ingressos custam R$ 3.

INFRA-ESTRUTURA
O parque possui Centro de Visitantes, alojamento para pequenos grupos e áreas para camping. Alto Caparaó e Alto Jequitibá são as duas cidades mais próximas à portaria do parque que possuem hotéis e pousadas bem equipados.

Contatos
Tel.: (33) 343-1200
Zona Rural de Alto Caparaó, Alto Caparaó - MG
CEP 36836-000

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados