Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

SERRA  DA  CAPIVARA

Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Na escola, aprendemos que os primeiros homens chegaram às Américas pelo Estreito de Behring, vindos da Sibéria. A contestação para essa antiga e reconhecida teoria está em pleno sertão brasileiro. Sítios arqueológicos guardam indícios da ocupação humana a 50 mil anos atrás, 30 mil anos antes dos homens vindos da Sibéria. Pinturas rupestres mostram como era a vida em um passado distante: caçadas, orgias sexuais, animais desconhecidos e baleias sugerem que a paisagem e os costumes eram bem diferentes do que conhecemos hoje.

Os 129.140 hectares guardam a maior concentração de sítios pré-históricos da América e uma importante amostra da Caatinga brasileira. Para proteger essa riqueza da humanidade foi criado em 1979 o Parque Nacional da Serra da Capivara, que está sob a responsabilidade da Fundação Museu do Homem Americano, além do Ibama. Pela sua inegável importância, a região é considerada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado no sudeste do Piauí, pertencendo aos municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa.
Para chegar até lá, a partir de Teresina, siga pela BR-316, BR-343 e BR-230 até Floriano e depois pela PI-140 (BR-324) até São Raimundo Nonato. São mais 40 km por estrada de terra até a entrada do parque. Outra opção é ir de avião até Petrolina (PE) e seguir pela BR-235, por 311km de asfalto, para São Raimundo Nonato.
Endereço para contato: Avenida Hipólito Ribeiro Soares, 86, São Raimundo Nonato - PI
CEP 64770-000 tel: (86) 582-1612

CLIMA
O clima da região é tropical de zona equatorial, com temperatura média anual de 25°C. O período seco vai de junho a dezembro, apresentando boas condições de trilhas e de observação da fauna local.

ASPECTOS NATURAIS
A paisagem é marcada pela diversidade de relevo. Da planície brotam enormes cuesta abruptas e formações rochosas típicas como a Pedra Furada e o Arco do Triunfo. Quebrando os tons monocromáticos e a vegetação rasteira da região, encontram-se alguns trechos de mata exuberante, lembrando a época em que o terreno foi coberto por floresta tropical e até fundo de oceano, há milhões de anos. Ainda encontram-se uma chapada, na Serra da Gurguéia, e os peculiares caldeirões, depósitos naturais de água das chuvas, escavados nas rochas.
O ecossistema predominante é a Caatinga. Nela, as plantas perdem as folhas durante o período de seca. Nas áreas mais altas, predominam os angicos. Nas baixas, o umbuzeiro e o juazeiro, que não perde as folhas, além dos cactos.
Entre os mamíferos, estão o tatu, a cutia, o mocó e a preá. Alguns felinos já foram observados nas matas úmidas. Muitos lagartos, iguanas e ofídios espalham-se pelo parque. Periquitos, papagaios, araras-vermelhas e a águia-chilena representam as aves.

ATRAÇÕES
As maiores atrações do parque são os 260 sítios arqueológicos catalogados com 30 mil pinturas rupestres. São figuras humanas, animais, plantas, objetos e signos representados em diversos temas, sendo o sexual um dos mais freqüentes. Mais de 30 sítios estão preparados para a visitação, como as tocas do Salitre, do Boqueirão da Pedra Furada, do Caldeirão do Rodriguez e do Baixão das Mulheres. Para chegar a eles ou simplesmente contemplar a paisagem interessante das formações rochosas, existem diversas trilhas, algumas até mais difíceis exigindo um bom preparo físico.
No caminho para São Raimundo Nonato está o Baixão, como são chamados os desfiladeiros, das Andorinhas. Com sorte, é possível ver centenas delas mergulhando no cânion por volta das 5 horas da tarde. Em são Raimundo Nonato, está o Museu do Homem Americano, que mostra a evolução do homem, do clima e do relevo na América, além de conter ferramentas, cerâmicas e vestígios arqueológicos.
O parque abre diariamente das 7h às 17h e o ingresso custa 3 reais.

INFRA-ESTRUTURA
O Parque Nacional da Serra da Capivara possui uma excelente infra-estrutura, contando com Centro de Visitantes, auditório, lanchonete e sinalizações. São Raimundo Nonato, a 40km do parque, oferece infra-estrutura simples com hotéis, restaurantes e camping no Museu do Homem Americano.

Contatos
Tel.: (86) 582-1612
Av. Hipólito Ribeiro Soares, 86, São Raimundo Nonato - PI
CEP 64770-000

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados