Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

SERRA DA BOCAINA

Entre as turbulentas metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro, existe um lugar onde reina a tranqüilidade de um cenário que nos remete ao passado. O caminho aberto pelos índios, ligando o litoral fluminense ao Vale do Paraíba, guarda as pegadas de antigos bandeirantes e tropeiras e dos atuais aventureiros. E aventura é o que não falta nesta preciosa faixa de Mata Atlântica da Serra do Mar. A natureza mistura-se às marcas da riqueza trazida pelo apogeu do café e estagnada com seu declínio.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina foi criado em 1972 pelas autoridades militares com o intuito de proteger a população das principais cidades da região, caso houvesse um acidente nas usinas Angra I e Angra II. As escarpas da Serra do Mar, forradas por vegetação nativa, funcionariam como um escudo protetor.
Hoje, os 100.000 hectares do parque protegem a mais rica amostra de Mata Atlântica do país.
Endereço para contato: Rodovia Estadual da Bocaina (SP-221), São José do Barreiro -SP
CEP 12830-000 tel: (12) 577-1225

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional da Serra da Bocaina localiza-se na Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Pertence aos municípios de Areias, Cunha, São José do Barreiro e Ubatuba, todos em São Paulo, e Parati e Angra dos Reis, ambos no Rio de Janeiro.
Para chegar até lá, pegue a Via Dutra, a partir de São Paulo ou do Rio, até Queluz. Daí, pegue a SP-066 até Areias e ao chegar a São José do Barreiro, percorra mais 27 km por estrada de terra até a entrada do parque.

CLIMA
O clima da região é tropical superúmido, com temperatura média anual de 23°C. O período de menos chuvas vai de maio a agosto, quando também as temperaturas são bastante baixas.

ASPECTOS NATURAIS
Entre os maciços da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira, a paisagem que varia de altas montanhas até praia, possui uma impressionante variação de temperatura. O relevo acidentado favorece a formação de cachoeiras nos cursos que formam a bacia do Rio Mambucaba.
A vegetação da Mata Atlântica está representada por árvores de grande porte como o murici, diversas palmeiras, embaúbas, canelas e baguaçus. Acima de 1.500m encontramos o cedro, o pinheiro-bravo e araucárias, entre outros. Além disso, bromélias de vários tipos espalhassem pelo parque.
A anta, o macaco-prego, a preguiça, o bugio, o mono-carvoeiro, raras onças e o sagüi estão entre os principais mamíferos. O parque guarda algumas espécies de aves ameaçadas de extinção como a harpia, o gavião pega-macaco e o gavião-de-penacho.

ATRAÇÕES
Abrigando a maior extensão contínua de Mata Atlântica do país, o parque possui diversas espécies de animais e vegetais, além de cachoeiras em meio à mata fechada, como a dos Veados. Ela pode ser apreciada por quem faz a Trilha do Ouro, uma caminhada de 3 dias passando por lugares históricos, ligando São José do Barreiro a Parati. Existem muitas outras trilhas e para conhecê-las é preciso da autorização do Ibama. Fora a beleza natural, construções históricas espalham-se pelo parque, como por exemplo a Pharmacia Popular (1830), em Bananal, a mais antiga em funcionamento no Brasil.
Uma boa vista da região é oferecida do alto do Pico do Tira o Chapéu, no Morro da Boa Vista, com 2.200 m. O parque ainda engloba as praias de Caxadaço, do Meio e a Ilha do Tesouro, na região de Trindade.

INFRA-ESTRUTURA
O parque possui uma sede administrativa e uma pousada dentro de seus limites. São José do Barreiro, a 27km do parque, e Bananal contam com hotéis e pousadas bem equipados.

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados