Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

SÃO  JOAQUIM

O país tropical também guarda paisagens invernais. Na região mais fria do Brasil pode chegar a nevar e as geadas são comuns, criando um cenário mágico onde as manhãs nascem com uma densa neblina abraçando os poucos bosques de araucárias entre os que restam no país.

A criação, em 1961, do Parque Nacional de São Joaquim está ligada à necessidade de proteção dos trechos restantes de bosques de araucárias, que se encontram dentro de seus 49.300 hectares.
Endereço para contato: Felicíssimo Rodrigos, 1542, Urubici - SC CEP 88650-000 tel: (49) 278-4002

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional de São Joaquim está localizado no sul do Estado de Santa Catarina, abrangendo os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleães e Grão-Pará.
Para chegar até lá, a partir de Lages ou Florianópolis, seguir pela BR-282 até o km 146. Em seguida, seguir à esquerda pela SC-430 para Urubici, de onde são mais 24km, com trecho de terra, até a subida do Morro da Igreja.

CLIMA
O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 14°C e 12°C. No inverno, a temperatura é bastante baixa e algumas vezes chega a nevar.

ASPECTOS NATURAIS
O cenário da região difere bastante do retrato do país tropical. A Serra Geral, no Planalto das Araucárias, se parace mais com o inverno europeu. Há duas paisagens distintas: os campos-de-cima-da-serra, que são as terras mais frias do Brasil, onde a temperatura pode chegar a 13°C negativos e frequentemente pode gear, e a serra-abaixo.
As regiões de maior altitude, os campos-de-cima, apresentam o capim-caninha e o pinheiro-do-paraná, principal componente das florestas de araucárias. Ao longo dos rios, as matas ciliares estão representadas pelo cambuí, guamirim e branquilho. As encostas da Serra Geral estào cobertas por floresta atlântica densa, onde ocorrem a canela-preta e o pau-óleo.
A fauna apresenta alguns mamíferos como pacas, cachorros-do-mato, bugios e jaguatiricas. Entre as aves, encontram-se a gralha-azul, a curiaca, o caxinguelê e o surucuá-de-barriga-vermelha.

ATRAÇÕES
Apesar do Parque Nacional de São Joaquim não estar aberto à visitação, a região oferece uma paisagem magnífica. Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja, com 1.828m de altitude. É possível fazer caminhadas passando pelos bosques de araucárias, pelas nascentes e piscinas naturais do Rio Pelotas.
Na região de Santa Bárbara, onde se localiza um cemitério centenário, vivem comunidades tradicionais.

INFRA-ESTRUTURA
O parque possui apenas uma sede administrativa. A cidade de Ubirici, a 24km do parque, oferece hotéis, pousadas e restaurantes simples. São Joaquim, a 88km, e Lajes, a 126km, oferecem mais opções.

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados