Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

ITATIAIA

Parque Nacional do Itatiaia (RJ/MG)

As formações rochosas que apontam para o céu receberam o nome de Agulhas Negras e se destacam na área montanhosa. Sempre
atraíram alpinistas ansiosos por vencê-las. Até mesmo a Princesa Isabel se encantou pelo local e tornou-se a primeira mulher a escalar o Pico das Agulhas Negras. O Pico está protegido pelo primeiro Parque Nacional brasileiro, que consegue sobreviver entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Desde 1932, o então presidente Getúlio Vargas esteve de olho na área montanhosa entre os 3 principais estados brasileiros. Por isso, em 1937, ele baixou um decreto criando o Parque Nacional de Itatiaia, o primeiro do Brasil. Hoje, os 30.000 hectares do parque possuem boa infra-estrutura e continuam fascinando muita gente
Endereço: Estrada do Parque Nacional, km 8,5, Itatiaia - RJ CEP 27580-000 tel: (24) 3521.1461

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional de Itatiaia está localizado ao sul do Rio de Janeiro na divisa com Minas Gerais. Pertence aos municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG), Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Para chegar até lá, seguir pela Via Dutra, partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, até Itatiaia. Daí são mais 8km até a entrada do parque. Para as Agulhas Negras e Prateleiras, seguir pela BR-116 e, nas proximidades de Engenheiro Passos (RJ), entrar na BR-354, sentido Itamonte, seguindo por mais 17km.

CLIMA
O clima da região é mesotérmico, de verões brandos, sem estação seca definida. A melhor época para visitar a parte baixa do parque, formada por Mata Atlântica, vai de outubro a fevereiro. Para a parte alta, de relevo montanhoso, o melhor período é de junho a agosto. Porém, recomenda-se o acompanhamento de um guia já que a temperatura cai bastante.

ASPECTOS NATURAIS
A área do parque é dividida em duas regiões distintas:
- A parte baixa é coberta por Mata Atlântica, onde se encontram muitas árvores centenárias, como canelas, ipês, cedros e cabreúvas, e plantas ornamentais. A fauna apresenta 360 tipos de aves, entre codornas, tucanos e urubus-rei, e 67 de mamíferos, entre pacas, macacos e preguiças.
- A parte alta é dominada por formações rochosas, com penhascos e encostas que formam o topo do planalto da Serra da Mantiqueira. O relevo acidentado e a presença de nascentes dão origem a diversas cascatas e cachoeiras.

ATRAÇÕES
O Parque Nacional de Itatiaia é uma ótima opção para os amantes do trekking e da escalada, ambos para os picos das Agulhas Negras (2.787m) e das Prateleiras (2.540m). Existem cerca de dez trilhas dentro do parque. Uma delas, dura dois dias, partindo do Abrigo Rebouças, dando a volta nas Agulhas Negras, até a cidade de Visconde de Mauá. Na parte baixa existem rios, cachoeiras (Véu de Noiva, Poranga e Itaporami) e piscinas naturais (Maromba e Lagoa Azul). O parque ainda abriga o Museu de História Natural e o Museu Regional da Fauna e Flora. Funciona diariamente das 8h às 17h e o ingresso custa R$ 3,00.

INFRA-ESTRUTURA
A infra-estrutura é composta por Centro de Visitantes, auditório, museu, orquidário, ruas internas asfaltadas, além de abrigo para pequenos grupos em Agulhas Negras. A cidade de Itatiaia fica a 8km do parque e possui hotéis bem equipados.

Contatos
Tel.: (24) 352-1461
Estrada do Parque Nacional, km 8,5, Itatiaia - RJ
CEP 27580-000

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados