Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

IGUAÇU

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

"De raiva, M`Boi contraiu os músculos, desnivelando a terra e revoltando as águas. Naipi caiu na Garganta do Diabo, onde vive até hoje em meio à espuma, enquanto Tarobá se transformou em árvore e, plantado, contempla sua amada para toda a eternidade." A lenda trata da origem da oitava maravilha do mundo, as Cataratas do Iguaçu, rodeadas por um importante ecossistema. Para protegê-los foi criado o Parque Nacional do Iguaçu que, mesmo sendo um dos mais visitados, corre o risco de perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade, devido a abertura de uma estrada ilegal.

As Cataratas do Iguaçu estão protegidas pelo Parque Nacional do Iguaçu, que abrange 185.265 hectares. Sua criação data de 10 de junho de 1939, seguindo os passos da Argentina, que criou o Parque Nacional del Iguazú em 1934, apesar da idéia de preservação existir desde o século 19.

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional do Iguaçu está localizado no extremo oeste do Paraná, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, pertencendo aos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul e São Miguel do Iguaçu.
Para chegar até lá, siga pela BR-460, a partir de Curitiba, até Foz do
Iguaçu. Daí são mais 24km até a entrada do parque por estrada de asfalto, a Rodovia das Cataratas. Há vôos de todas as capitais brasileiras para Foz do Iguaçu.
Endereço para contato: Rodovia BR-469, km 11, Foz do Iguaçu - PR CEP 85851-970 tel: (45) 574.1697

CLIMA
O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 18ºC e 20ºC. As chuvas, freqüentes o ano todo, são abundantes, porém mais rápidas, no verão. O frio do inverno dificulta a observação dos animais.

ASPECTOS NATURAIS
As Cataratas do Rio Iguaçu, o maior do Paraná, resultam do mais extenso processo de vulcanismo de fissura do mundo, que ocorreu há cerca de 250 milhões de anos. Elas são formadas por 272 quedas ao longo de 2.700m de extensão e com até 82m de altura.
A vegetação possui três formações diferentes: a floresta estacional semidecidual, com araucárias, perobas e begônias; a floresta ombrófila mista, com pinheirais típicos, e a mata ciliar, com árvores menores.
A fauna é bastante diversificada apresentando mais de 340 espécies de aves, 40 de mamíferos, 60 de répteis, 12 de anfíbios, 18 de peixes e cerca de 700 de borboletas.

ATRAÇÕES
Diversas passarelas permitem observar o espetáculo das cataratas mais de perto. Existem passeios mesclando trilhas e trecho de barco até bem perto da Garganta do diabo, a mais bonita de todas as quedas. Também é possível realizar um vôo panorâmico de helicóptero.
O parque também protege totalmente a bacia do Rio Floriano.
O Museu do Parque apresenta exposição com amostras da fauna e da flora regionais, peças etnográficas e artesanato tupi-guarani.
Próximo ao parque, vale a visitar o Parque das Aves, a Usina de Itaipu e o Marco das Três Fronteiras, entre outros.

INFRA-ESTRUTURA
A infra-estrutura do parque é excelente, apresentando centro de visitantes, museu, restaurante, passarelas e até um hotel de luxo. Por estar localizada na fronteira, Foz do Iguaçu apresenta diversa opções de hospedagem. Há ainda a possibilidade de hospedagem na Argentina e no Paraguai, cujo atrativo são os hotéis com cassinos.

Contatos
Tel.: (45) 574-1697
Rodovia BR-469, km 11, Foz do Iguaçu - PR
CEP 85851-970

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados