Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

GRANDE SERTÃO VEREDAS

Do real para os livros. A região e seu povo sábio e simples encantaram o escritor Guimarães Rosa, inspirando algum de seus personagens e obras como "Grande Sertão: Veredas". Com paciência e atenção pode-se explorar uma das áreas mais selvagens do cerrado brasileiro.

.A criação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em 1989, está ligada a estudos realizados pela ONG Funatura - Fundação Pró-Natureza. Em parceria com o Ibama, a Funatura administra até hoje os 83.364 hectares do parque.
Rua Guimarães Rosa, 149, Centro, Chapada Gaúcha - MG CEP 39314-000 tel: (38) 634-1132

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional Grande Sertão Veredas está localizado no norte de Minas Gerais, pertencendo aos municípios de Formoso, Arinos, Januária e São Francisco, além do município de Cocos, no sul da Bahia.
Para chegar até lá, a partir de Belo Horizonte, seguir até Montes Claros e São Francisco, de onde há mais 130km de estrada de terra até a Chapada Gaúcha. A capital mais próxima ao parque é Brasília. Daí, deve-se seguir pala BR-020 até Formoso, de onde parte-se para Arinos. São mais 95km até Chapada Gaúcha, nos limites do parque.

CLIMA
O clima da região é tropical, com temperatura média anual de 21°C. O período mais seco vai de setembro a novembro.

ASPECTOS NATURAIS
A parque está no Chapadão Central, divisor de águas das bacias dos rios São Francisco e Tocantins. A paisagem típica é a do cerrado, marcada pela presença de veredas.
A vegetação apresenta árvores de pequeno porte, como a peroba-do-campo, e matas de galeria. Uma espécie encontrada é o buriti.
A fauna está representada pela ema, lobo-guará, tatu-canastra e tamanduá-bandeira.

ATRAÇÕES
Apesar de não estar aberto à visitação, é possível conhecer o parque e a região, de preferência com a ajuda de um bom guia e um veículo de tração nas quatro rodas. Explorar a região permite conhecer um pouco mais sobre o cerrado e suas características.

INFRA-ESTRUTURA
O parque não possui nenhuma infra-estrutura. É possível ficar hospedado nas cidades de Arinos, a 95km do parque, e São Francisco, a 130km. A maior infra-estrutura se apresenta em Brasília, a 260km.

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados