Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

EMAS

Parque Nacional das Emas (GO)

Campos de capim a perder de vista guardam boas surpresas. Os enormes cupinzeiros, às vezes com formatos estranhos, servem de alimento para muitos animais, que circulam para lá e para cá livremente. Um prato cheio para os observadores e fotógrafos de natureza. Essa importante amostra do cerrado é frágil e está ameaçada, mais uma vez pela ação do maior inimigo do meio ambiente - o homem.

O Parque Nacional das Emas foi criado em 1961, protegendo 131.868 hectares de um ecossistema bastante frágil. As maiores ameaças são as lavouras que o cercam e os incêndios, muitas vezes criminosos, durante o período seco.
Endereço para contato: Rua 10, quadra 1, lote - Setor Nossa Senhora de Fatimá, Mineiros - GO CEP 75830-000 tel: (62) 661-4186

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional das Emas está localizado no extremo sudoeste de Goiás, pertencendo, na maior parte ao município de Mineiros (GO) e o restante, aos municípios de Chapadão do Céu (GO), Costa Rica (MS) e Alto Taquari (MT).
Para chegar até lá, a partir de Brasília ou Goiânia, seguir pela BR-060 até a cidade de Mineiros. Daí, seguir pela GO-359 por 90km até os limites do parque. Pela mesma estrada, para Costa Rica, há uma outra entrada, a 163km, mas há 55km de estrada de terra.

CLIMA
O clima da região é tropical subquente úmido, com temperatura média anual de 22°C. A melhor época para visitar o parque é de outubro a abril, quando chove bastante na região, que fica toda florida.

ASPECTOS NATURAIS
A paisagem da região reúne quase todos os tipos de cerrado. Enormes cupinzeiros, árvores retorcidas, campos de capim flecha e flores espalham-se pelo parque, que está situado no divisor de águas entre 3 importantes bacias: a Amazônica, a Platina e a do Pantanal.
A vegetação inclui mata ciliar, vereda, campo rupestre ou de altitude, mata mesofídica, campo úmido, cerrado, cerradão, campo cerrado, campo sujo e campo limpo. Além das ávores pequenas e retorcidas, típicas do cerrado, é possível encontrar árvores frutífera.
Representando a fauna estão o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, o cachorro-do-mato, jaguatiricas, onças, micos e bugios. Entre as mais de 220 espécies de aves, encontram-se a arara-canindé, o urubu-rei e a perdiz. Há ainda diversos répteis.

ATRAÇÕES
O grande atrativo no Parque Nacional das Emas é a observação de animais. Os amantes da fotografia encontrarão ótimas oportunidades para fotografar aniamais bem de perto, principalmente o tamanduá-bandeira. As emas também correm soltas pelos campos do parque. Para caminhar, é importante levar protetor solar, pois as distâncias são grandes e quase não há áreas de sombra.
Nas noites de inverno, uma luz azulada fosforescente emana dos cupinzeiros, produzida pelas larvas de vaga-lumes. Esse fenômeno é conhecido como bioluminescência.
O parque é cortado por alguns rios, destacando-se o Jacuba e o Formoso. Abre diariamente das 8h às 18h, com ingressos custando R$ 3. É necessária a autorização do Ibama.

INFRA-ESTRUTURA
O parque possui centro de visitantes, com refeitório e alojamento para pesquisadores. Em Mineiros, a 90km do parque, e outras cidades próximas, existem alguns hotéis e pousadas.

Contatos
Tel.: (62) 661-4186
Rua 10, Quadra 1, lote 13 - Setor Nossa Senhora de Fátima
Mineiros - GO - CEP: 75830-000

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados