Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

CHAPADA  DOS  VEADEIROS

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (GO)

O lugar do planeta escolhido para sobreviver às transformações do terceiro milênio. Muitos acreditam nisso e se preparam há tempos para uma nova vida. Foi assim que a cidade de Alto Paraíso se tornou um centro de terapias alternativas e seitas. Todo o misticismo é fruto da enorme energia proveniente dos mistérios e das belezas que ali se encontram. Cristais que brotam do chão e cachoeiras de águas cristalinas são o maior convite para a meditação.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros nasceu em 1961 com a euforia do surgimento de Brasília, durante o governo Kubtischek. Dentro de seus 65.514 hectares está uma importante amostra do Cerrado brasileiro. Suas cachoeiras, cânions e trilhas são ótimos para quem procura por aventuras.

LOCALIZAÇÃO
O parque está localizado a nordeste de Goiás, pertencendo aos municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante.
Para chegar até lá, a partir de Brasília pegue a BR-020 até Alto Paraíso. Depois é só seguir 36km por estrada de terra até a Vila de São Jorge, onde se encontra a entrada do parque.
Endereço para contato: Rodovia GO-327, km 34, Alto Paraíso de Goiás - GO
CEP 73770-000 tel: (61) 646-1570

CLIMA
O clima da região é tropical semi-úmido, com quatro a cinco meses secos (maio a setembro). A temperatura média anual está entre 24°C a 26°C. Pode ser visitada o ano todo, sendo o período seco o mais indicado, pois quando chove os rios e cachoeiras podem ser perigosos.

ASPECTOS NATURAIS
A atribuição de um lugar energético se deve ao fato da Chapada dos Veadeiros estar localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo. Seu cenário é incrementado com cristais que brotam do chão, juntamente com rochas de milhões de anos. Além disso, as águas límpidas e de cor castanha de suas cachoeiras atravessam cânions profundos no meio do Cerrado. Outra importante característica da Chapada, localizada no centro do Planalto Central, é sua condição de divisor de águas das bacias dos rios Maranhão e Paraná.
Representando a vegetação do Cerrado estão o pau-terra-vermelho, o murici-rói-rói, o caju-do-campo, a aroeira, além de diversas palmeiras.
Quatro mamíferos em extinção encontram-se no parque: o cervo-do-pantanal, o veado-campeiro, a onça-pintada e o lobo-guará. Além desses, há o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, a capivara e a anta. Emas, tucanos e urubus são algumas das aves encontradas.

ATRAÇÕES
Tanto para aventureiros praticantes de canyoning e rapel quanto para quem quer apenas relaxar e desfrutar de belas paisagens, a Chapada dos Veadeiros pode ser considerada um verdadeiro paraíso, com suas diversas cachoeiras e cânions: Saltos do Rio Preto (120m e 80m), Cânions I, II e Cariocas, Cachoeira da Água Fria (50m), Vale dos Macacos (cânions e cachoeiras), Cachoeira Almécegas (80m).
Um dos locais mais incríveis da Chapada é o Vale da Lua com rochas esbranquiçadas, piscinas entre buracos e minigrutas. Não menos belo, mas completamente diferente é o Jardim de Maytrea, com campos de flores, veredas e buritizais cercados por montanhas.

INFRA-ESTRUTURA
O parque conta com Centro de Visitantes. As visitas têm que ser feitas com guias especializados, durante o horário de funcionamento, das 8h às 17h, com ingresso de 3 reais.
A cidade de Alto Paraíso, a 36km do parque, possui hotéis e pousadas simples, além de alguns restaurantes e campings. Outra opção, também simples, é ficar em São Jorge.

Contatos
Tel.: (61) 646-1570
Rodovia GO-327, km 34
Alto Paraíso de Goiás - GO

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados