Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Aparados da Serra
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

CHAPADA  DOS  GUIMARÃES

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)

Um imenso degrau dividindo a planície pantaneira e o planalto central guarda vestígios de milhões de anos, quando a região era fundo de mar. Lembranças mais recentes, como pinturas rupestres, se fazem presentes em seus paredões de arenito vermelho. Estranhas formações de pedra à beira do abismo. Some a esses fatos a localização da Chapada, bem no coração da América do Sul, para entender porque lendas, seres imaginários e um grande misticismo habitam os pensamentos dos moradores e visitantes da região.

Dentro dos 33 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães existem verdadeiras preciosidades. Além do importante ecossistema que é o Cerrado, ali foram catalogados 46 sítios arqueológicos contendo ossos de dinossauros, fósseis de animais e conchas e pinturas rupestres. A criação do parque em 1989 está ligada ao esforço de cientistas, pesquisadores e ambientalistas preocupados com queimadas e turismo predatório, uma constante ameaça à natureza.

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães localiza-se na região central do Mato Grosso, pertencendo ao município de Chapada dos Guimarães.
Para chegar até lá, pegue a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) por 67 km a partir de Cuiabá até a sede do parque.
Endereço para contato: Avenida Rubens de Mendonça, s/n, Cuiabá - MT
CEP 78055-500 tel: (65) 644-1511

CLIMA
O clima da região é tropical quente e semi-úmido, com estações bem definidas e temperatura média anual de 24°C. O parque pode ser visitado o ano todo, mas a melhor época vai de agosto a novembro, quando diminuem as chuvas.

ASPECTOS NATURAIS
Situada sobre uma das placas tectónicas mais antigas do planeta, a região já foi fundo de mar, deserto e floresta, antes de ser o Cerrado chapadense. Com uma média de 350m de altura, os paredões de arenito vermelho, guardam cânions, cavernas e formações rochosas muito interessantes. Dentro do parque estão as nascentes e cabeceiras de vários rios que, devido à topografia acidentada do local, formam inúmeras quedas d`água.
O ecossistema predominante na Chapada dos Guimarães é o Cerrado. Representando a flora, há o murici, o pequi, a peroba, gramíneas, orquídeas e bromélias.
Entre os mamíferos, encontramos o lobo-guará, o veado-campeiro e o gato-palheiro. Águia-real, socó-boi e gavião-uiraçus são algumas espécies de aves encontradas no parque, onde há ainda répteis vivendo nos riachos pedregosos.

ATRAÇÕES
Além dos diversos sítios arqueológicos com pinturas rupestres e fósseis, é possível observar curiosas formações rochosas: Cidade de Pedra, Pedra Furada, Jacaré de Pedra, Cogumelo de Pedra, entre outras. Os mirantes naturais, como o do Portão do Inferno (850m) proporcionam uma bela vista da planície pantaneira.
Existem várias cachoeiras, das quais a mais famosa é a do Véu de Noiva com 86m de queda. A Caverna Aroe Jari e o Lago Azul são algumas das preciosidades protegidas pelo parque.
Além dos atrativos naturais, na cidade de Chapada dos Guimarães localiza-se a Igreja Sant`Ana do Sacramento, construída em 1779 em estilo barroco.

INFRA-ESTRUTURA
Possui Centro de Visitante e uma sede do Ibama. A cidade de Chapada dos Guimarães, a 9km do parque, conta com uma boa infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. Na Cachoeira da Salgadeira há um complexo turístico com área para camping. Outra opção é ficar hospedado em Cuiabá a 74km do parque.

Contatos
Tel.: (65) 644-1511
Av. Rubens de Mendonça, s/n, Cuiabá - MT
CEP 78055-500

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados