Parques  Nacionais

  Abrolhos
  Amazônia - PA/AM
  Araguaia - GO
  Brasília - DF
  Cabo Orange - AP
  Chapada Diamantina
  Chapada dos Guimarães
  Chapada dos Veadeiros
  Emas - GO
  Fernando de Noronha
  Grande Sertão Veredas
  Iguaçu
  Ilha Grande
  Itatiaia - RJ/MG
  Jaú - AM
  Lagoa do Peixe - RS
  Lençóis Maranhenses
  Monte Pascoal
  Monte Roraima - RR
  Pacaás Novos - RO
  Pantanal M.
  Pico da Neblina - AM
  São Joaquim - SC
  Serra da Bocaina
  Serra da Canastra - MG
  Serra da Capivara - PI
  Serra do Caparaó
  Serra do Cipó - MG
  Serra do Divisor - AC
  Serra do Superaqui - PR
  Serra dos Órgãos - RJ
  Sete Cidades - PI
  Tijuca - RJ
  Ubajara - CE



 

APARADOS DA SERRA

Parque Nacional dos Aparados da Serra (RS/SC)

Vales profundos, com até 900m de altura, forrados de araucárias. De suas bordas despencam quedas d`água com até 720m. O clima frio e úmido e a névoa que envolve essas formações são propícios para saborear um legítimo chimarrão. Este é o cenário onde se encontram os cinco maiores cânions do país. Uma paisagem espetacular ameaçada pelo desmatamento das araucárias mesmo sendo uma região de preservação ambiental.

Sua criação é antiga: 1959. Mais antigos são os cânions que começaram a se formar a 130 milhões de anos. Enriquecendo a paisagem estão trechos da quase extinta Floresta de Araucária. Isso é um pouco do que se pode encontrar dentro dos 10.250 hectares do Parque Nacional de Aparados da Serra.

LOCALIZAÇÃO
O Parque Nacional de Aparados da Serra está localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pertencendo aos municípios de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC).
Para chegar até lá, a partir de Porto Alegre, pegue a RS-020 em direção a São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Daí há um a estrada de terra até o parque. A partir de Santa Catarina, é possível pegar a BR-101 até Praia Grande. Mas fique atento, pois há 20km em estrada de terra, sendo 15 km de subida sinuosa da Serra do Faxinal.
Endereço para contato: Rodovia RS-429, s/n, Cambará do Sul - RS CEP 95480-000 tel: (54) 251-1305

CLIMA
O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 18°C e 20°C. No inverno, entre maio e agosto, os dias são mais limpos e a visibilidade é melhor, mas as temperaturas são baixas. Setembro é um mês de muita chuva e pouca visibilidade.

ASPECTOS NATURAIS
Um derrame de lavas há 130 milhões de anos se espalhou pela superfície em forma de crosta. Essa crosta rachou ao meio, formando bordas afiadas que parecem Ter sido esculpidas. Assim surgiram os cânions da região, possuindo uma profundidade média de 600m. O nevoeiro que quase sempre envolve essas formações se deve à grande diferença de temperatura.
A flora do parque constitui-se de trechos de Floresta de Araucária, campos e floresta pluvial atlântica. Seus principais representantes são, respectivamente, o pinheiro-do-paraná, gramíneas e ervas, e árvores de grande porte como a cangerana.
Entre os mamíferos que constituem a fauna estão o puma, o lobo-guará, o graxaim e o veado-campeiro. O parque abriga três espécies de aves ameaçadas de extinção: o gavião-pato, o gavião-pega-macaco e a águia-cinzenta. Além desses, existem ali diversas espécies de répteis.

ATRAÇÕES
O maior cânion do parque é o Itaimbezinho, com 5,8km de extensão. Trilhas levam até as suas bordas e de lá, em dias claros, pode-se ter uma visão até do litoral do Rio Grande do Sul. Os mais aventureiros podem seguir trilhas que levam ao vale dos rios. Uma caminhada de oito horas até o Vale do Rio do Boi, leva a um lugar conhecido como Cruz, onde se vê uma das curvas formadas pelas fendas na montanha.
Cachoeiras despencam das bordas dos cânions. A mais famosa delas é a Véu de Noiva com 720m de altura. Além disso, observar a rara Floresta de Araucária e os animais ameaçados de extinção pode ser uma boa experiência.

INFRA-ESTRUTURA
O parque conta com um Centro de Visitantes e uma lanchonete. Cambará do Sul e São Francisco de Paula possuem opções de hospedagem e restaurantes simples.


Contatos
Tel. (54) 251-1305
Rodovia RS-429, s/nº, Cambará do Sul - RS
CEP: 95480-000

 

www.amadeusturismo.com.br     -     Todos os direitos reservados